segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Filosofia no Brasil


Onde estão nossos Filósofos?
Hoje é muito comum falarmos em grandes pensadores como Marx, Nietzsche. Lembramos até dos mais antigos como Sócrates, Platão, e não deixamos escapar os mais falados atualmente como Heiddeger ou até mesmo Sartre. Mas, onde estão os nossos pensadores? Onde estão os filósofos brasileiros?
Se pararmos para analisar, atualmente é mais fácil alguém falar em Rorty, Marx, Tales, Voltaire do que falar na Filosofia brasileira. Obviamente que todos esses pensadores devem fazer parte de nossos conhecimentos, pois são eles que nos deixaram um grande legado de estudos.
Mas ainda assim, onde entramos nessa história? Temos grandes pensadores da atualidade que talvez só não sejam figuras comentadas no ensino da Filosofia porque ainda estão vivos, ou até mesmo porque são brasileiros. Será que daqui uns cem anos quando eles já estiverem mortos é que a Filosofia irá parar para estudá-los? Quando perguntamos sobre algum livro que nos explique sobre algum assunto de Filosofia, as respostas são sempre as mesmas; Leia o livro de Regis Jovilet; Procure um livro de Wiliam James; Compre A Republica de Platão… e assim por diante. Poucos conhecemos sobre a nossa própria Filosofia. Pergunto por exemplo: Além de Marilena Chauí que está sempre na mídia, que outro filósofo brasileiro você conhece? Eu posso indicar muitos, mas o grande problema é que a própria filosofia não estuda. Não coloca suas idéias em evidência. É muito mais fácil eles serem conhecidos na hora de traduzir um texto de algum grande pensador internacional, do que por algum trabalho que tenha publicado com seus próprios pensamentos. E se não fosse o bastante, eles ainda publicam livros explicando sobre a Filosofia de outros pensadores.
Agora pare e pense. Se você mesmo não publica seus próprios pensamentos, como você espera que a Filosofia seja tratada neste país que já sofre com a grande sombra das pessoas que vêem na matéria apenas algo que serve para encher currículo?
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário